O desafio de frequentar a escola pela manhã!

Lá vem o sol! Acordar, ver o dia novinho entrando pela janela na brisa fria e com o sol suave, que delícia!
Mas nem todo mundo funciona assim. Muitas famílias sofrem para conseguir que as crianças acordem cedo e pulem da cama para ir para a escola. Mau humor, socos e pontapés, recusas de alimento vão tornar a manhã um momento tenso e irritado.
São tantas as crianças sonolentas, de olhos ainda semicerrados, cabelos emaranhados e bracinhos agarradinhos ao pescoço da mãe ou do pai. Esse cenário não é incomum na entrada da escola e contrasta com outras alegres e falantes, pululantes logo cedo e cheias de atividade.
Estudar pela manhã é muito proveitoso, a mente livre e descansada, o corpo acordando e relaxado, pronto para subir, descer, correr e brincar com a face no vento. Então porque lá em casa não funciona?
Primeiro porque cada um tem seu relógio biológico e nem sempre ele é mantido em horário comercial, depois por hábitos. Ajustar as duas coisas é interessante, possível e simples.
Primeiro, desista da ideia de colocar a turminha para dormir tarde. Determine o horário que garanta pelo menos 8 horas de sono e estipule como limite para olhinhos fechados e cabeça nos sonhos.
Controle sonecas na tarde e limite para 2 horas no máximo, de modo a não deixar a criançada descansada demais. Ofereça jantar entre 19h e 19:30h, por exemplo, se o limite de horário de sono for 21h.
Uma hora e quinze minutos antes da hora de dormir, coloque a criança para brincar ou fazer uma atividade que gaste energia: correr, pular, dançar, pular corda ou o que ela gostar que seja atividade física. Mantenha a atividade por 30 a 40 minutos, dependendo do que observar da sua criança. Ela precisa ficar cansada, mesmo que ainda tenha pique de brincar mais.
Hora de baixar a energia num banho gostoso, cheiroso e quentinho. Isso relaxa os músculos, diminui a agitação e prepara para o sono. Higiene e história antes de dormir. Dado o horário, apague a luz ou abaixe, silêncio na casa (abaixe a TV dos adultos, dê um tempo no teclado do computador). Para os mais tensos, vale uma massagem leve nas costas sobre o pijama, fazendo movimentos horários circulares e falando baixo.
Quando a criança entra nesta rotina, ela passa a acordar relaxada, descansada e com muito melhor humor.
Deixe uniforme, mochila, brinquedo e o que mais precisar, preparados de véspera.
A escola ficará bem mais gostosa depois desta noite!
Acordar cedo é desafio e é aprendizado, um pouco de investimento promove ganhos até o fim do ano. Mas cuidado com a armadilha do fim de semana! Rotina alterada demais atrapalha a sua segunda feira!
Você notará que a criança melhora a atenção e a concentração nas aulas, tem um desempenho mais satisfatório e passa a curtir mais o aprendizado. Criança cansada tem dificuldade para manter interesse, atenção e desejo de saber.
Boa adaptação de rotina e um ano bem humorado para todos!
Bons Ventos!
Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, faça sugestões e aguarde, Todos os comentários são moderados para evitar postagens indevidas.