Pela criança! Fórum de educação infantil é assunto de todo mundo


Ontem passei a tarde no Fórum municipal de educação infantil. Um grupo que foi criado para acompanhar, requerer, discutir e reivindicar mudanças boas de verdade, na educação infantil do município de São Paulo e se une aos demais fóruns do país todo.
Se queremos um país melhor, temos que investir em educação pública de qualidade  para as crianças.
A classe média, onde me incluo, criou a "mágica" solução da educação privada, rechaçando o público de vez, gerando o preconceito de que se destina a pobres e pessoas sem cultura e abandonando a possibilidade de lutar por um ensino como hoje tem na Finlândia, exemplo para o mundo todo.
Hoje pagam-se rios  de dinheiro para colocar o filho na rede privada e muitas vezes o que se leva, sem questionar, é a privada da rede mesmo.
Há escolas privadas com belos projetos, de fato, mas são poucas e de acesso muito restrito dado o investimento financeiro cavalar que exigem.
E continuamos a desdenhar o público, a torcer o nariz, a temer a "convivência" e a não investir nosso olhar, nosso pensar, nosso tempo e nosso esforço para que melhore.
Só que um país, se constrói em cima de sua infância, de suas crianças. Ergue-se o futuro de uma nação nos ombros de sua juventude e não nas  barbas dos velhos, que embora contribuam muito com sua experiência estão no hoje, no amanhã da nova geração não estarão.
Temos tudo fixado no adulto. Como se criança não fosse um cidadão que pensa, que sabe, que tem ideias e que precisa de terreno fértil para cultivá-las. Então criam-se escolas de adultos para crianças, sem brincadeiras, sem natureza, sem liberdade e flexibilidade onde não fluem a criatividade e a curiosidade. E achamos bom, afinal ele "passou" no teste de admissão do jardim de infância da escola renomada!!!
Se seus filhos cresceram, se você não os tem, se você tem interesse no mundo de amanhã, esta também é sua questão.
A desumanizada humanidade, esquece que a base de sua existência começa no nascimento e se alimenta de potência, na infância. Depois disso, o que se colhe é o que se plantou.
Não sou eu a dizer, mas os sérios artigos científicos sobre o tema, a pesquisa de pessoas sensíveis e interessadas.
Contaminados de desânimo crônico, de preguiça cósmica ou de desinformação protetora, nos afastamos cada dia mais de criar uma sociedade melhor.
Há pouco mais de uma década, uma criança foi porta voz de outras para dizer isso na ONU. De lá para cá, a mudança foi tão sutil que lamento por ela e pelos seus amigos, somos um bando de adultos egocentrados e não estamos mostrando, como sociedade interesse por nossas crianças.
Aliás, se nem os filhos, muitas vezes são vistos como "nossas crianças", imagina as demais, as filhas e filhos de todos os anônimos espalhados por aí.
Uma sociedade sem respeito a suas bases infantes está doente de futuro, criando ma doença terminal social da qual não escapará sem muito trabalho para limpar o lodo onde entrou.
Nos perguntamos como se fazem este seres da geração dos 30 anos que estão aí nos noticiários matando no trânsito sem sensibilidade, felizes de consumir cocaína em carros luxuosos, dando uma banana para o chefe no trabalho e reclamando de fazer mínimos esforços em troca do salário combinado. Vieram de um não olhar pela educação infantil.
Em lugares onde a educação infantil tem respeito, investimento, qualidade e valor, as pessoas crescem inovadoras, interessadas, empreendedoras, felizes com as suas preocupações e desafios para construir a sociedade. Examine alguma coisa sobre Reggio Emilia, na Itália e você entenderá o que digo.
Fico emocionada de ver a batalha dos educadores por uma legislação decente, por um plano municipal de ensino. Ver as passadas de pernas do governo anterior nas propostas da Sociedade Civil, ignorando a criança em nome de posturas políticas birrentas.
Mas tudo isso muda se a sociedade se engaja na luta, se as pessoas deixam de se acomodar e participam. É uma questão de todos e numa sociedade de 18 milhões de paulistanos, apenas 29 estavam ali, pensando nisso de fato.
Venha conhecer a próxima assembléia dia 6 de junho.
Saiba mais:
http://femeisp.wordpress.com/principal/
http://www.youtube.com/watch?v=4j8mtA_iDss&noredirect=1

Bons Ventos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, faça sugestões e aguarde, Todos os comentários são moderados para evitar postagens indevidas.