Assessoria Educacional - Arte na Educação Infantil


Entendo a formação como um processo contínuo e permanente que exige do educador disponibilidade para a aprendizagem. Hoje as funções atribuídas ao professor apontam uma nova cultura profissional que se amplia, entre outros fins:
-participar no projeto educacional da escola;
-desenvolver aspectos éticos, estéticos e de convívio social;
-conceber, realizar, analisar e avaliar situações didáticas mediando o processo de conhecimento,
-criar situações de aprendizagem para todos os alunos.
Para atender a estes desafios propostos às novas funções do professor , se faz necessária uma interlocução na sua atuação, inclusive e não menos importante dentro da área de Artes.
Desde os primórdios da civilização, a arte está presente na vida do homem. As pinturas rupestres encontradas nas cavernas, demonstraram que o homem primitivo já se preocupava em representar, através do desenho, as suas crenças, necessidades e desejos.
Assim, a Arte enquanto "linguagem", produto da relação homem&mundo, se faz presente desde as primeiras manifestações gráficas de que se têm conhecimento.
Talvez como prova da existência de um inconsciente coletivo, ou como simples confirmação das necessidades exclusivamente humanas, as crianças desde muito cedo fazem desenhos, rabiscam papéis e paredes, utilizam-se de cores, sentem-se atraídas pelos desenhos de livros e revistas. É possível e necessário fazer interferências produtivas em seus processos de criação. Mas, como fazer? Como oferecer recursos sem ferir a criatividade individual?
Considerando esta concepção, ofereço um trabalho de Assessoria em Arte-educação que visa capacitar e qualificar profissionais da Educação Infantil para a realização de um trabalho de ensino de Artes Visuais atual e consciente , respaldado pelas mais novas linhas de pensamento da área e pelo que trata o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Esta é uma proposta que aborda o ensino de arte como um diálogo entre teoria e prática cujo objetivo é “construir um olhar” a partir da experiência de ver, observar, sentir, fazer, expressar e refletir a arte como objeto de estudo propiciando uma relação mais consciente do ser humano no mundo e para o mundo, contribuindo para a formação de indivíduos mais críticos e criativos que um dia, no exercício do seu papel de cidadão, atuarão na transformação da sociedade.
A abordagem utiliza os procedimentos da semiótica e respeita o processo de construção do conhecimento, desde o conhecimento prévio do aluno até a elaboração de hipóteses sobre o objeto estudado e sua relação com o mundo.
Os cursos estão previstos para serem ministrados nos formatos:
Longo (30horas)
Breve (15 horas)
Oficina Temática (3 horas)
 
O acompanhamento de assessoria se estende em módulos semestrais com encontros semanais de 2 horas, que se dividem em:
Estudos e discussão teórica;
Oficinas práticas e vivências;
Supervisão da prática de sala de aula e de registros do professor;
Momentos de avaliação diagnóstica e acompanhamento de resultados da aprendizagem.

Saliento que podemos organizar outro projeto de formação de acordo com a necessidade específica de cada escola.


Márcia Golz
 

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